quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Comunicação: certo ou errado?


Olá, líderes!
A qualidade da comunicação interna é um fator essencial para o sucesso das empresas diante de uma concorrência cada vez mais ágil e agressiva. E o líder tem papel fundamental nesse contexto. Entretanto, de um lado, existe a necessidade de ser estudada a forma como essas empresas elaboram os comunicados internos a seus colaboradores; e de outro, a forma como estes comunicados são interpretados por eles.

Quando essa comunicação é realizada de modo competente, proporciona boas relações entre os funcionários e integra-os ao cotidiano de trabalho ao divulgar com transparência as decisões e objetivos da empresa. Também  pode se  tornar um diferencial competitivo nas relações com clientes e investidores.

Os diversos canais de comunicação existentes em uma organização são utilizados para estimular a circulação de informações e a interação interna, favorecendo a participação, o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de sugestões. A melhoria desses canais existentes, a ampliação da rede interna de comunicação, o estímulo ao compartilhamento de informações e o alinhamento de mensagens são os desafios prioritários a serem enfrentados pela comunicação institucional voltada para o público interno. Torná-los mais atrativos, gera o interesse na busca de informações em um hábito contínuo.
Conclui-se que o cuidado, a qualidade e os meios utilizados para a comunicação interna tornam-se diferenciais no sucesso de uma organização, levando-se em consideração uma concorrência mais acirrada em um universo cada vez mais globalizado. Faz-se clara a importância do líder em todo esse processo,escolhendo o que é melhor para sua equipe e aquilo que não funciona dentro da organização.
Já vimos os acertos na comunicação interna. Segue os sete erros mais comuns, que podem comprometer a comunicação organizacional:
• Anunciar mudanças sem preparação;
• Mentir;
• Surpreender-se com a realidade;
• Subestimar a audiência;
• Confundir processo com resultados;
• Canais inapropriados de comunicação;
• Subestimar as omissões.

Gostou do texto? Se o tema lhe interessou, segue uma entrevista de Mário Persona sobre os erros e acertos na comunicação.
Até a próxima!

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