Segundo o consultor do Hay Group, Elton Moraes, o engajamento sozinho não é suficiente para reter os talentos e obter altos níveis de produtividade. Na opinião dele, as empresas ainda precisam garantir que suas políticas e diretrizes estejam claras e que os valores sejam aqueles praticados.
O que você, como líder, faz para contribuir com a clareza e prática dessas mensagens?
Muitos chefes dizem o que é certo e errado e esperam que seus funcionários sigam essas ordens. Mas na realidade, quando se trata dele mesmo, o que ele fala não está exatamente alinhado com o que ele prega. É o velho “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Mas você pode estar pensando “ele é o chefe não, é? Então, pode fazer o que quiser”. Será mesmo? Como você espera que seus subordinados façam algo que nem você consegue colocar em prática. Dar exemplo também é uma forma de comunicação.
Como vimos na opinião do consultor, mensagens claras e valores praticados (estão dentro do núcleo da comunicação) ajudam no aumento do engajamento e da produtividade. A comunicação tem um importante papel nesses aspectos e precisa ser clara e pontual.
Uma pesquisa do Hay Group mostra que um terço dos colaboradores de todo o mundo não estão engajados. Isso se deve a falta de feedback sobre o desempenho esperado, comunicação falha sobre as políticas da empresa; falta de reconhecimento pelo desempenho; falta de conhecimento e clareza sobre a estratégia de empresa; falta de integração entre as área; atuação inapropriada do gestor em relação a ouvir ideias, entre outros.
Como podemos observar, você, líder, é muito importante para a comunicação interna de sua empresa, que também engloba transmitir as políticas e valores da empresa nos seus atos e discursos. Se a comunicação interna é eficaz e saudável, ajudará a empresa a atingir melhores resultados como um todo.
Conclui-se que as colaboradores são reflexo da gestão e da comunicação interna de uma organização. Seus funcionários são motivados, engajados, focados, informados e comprometidos? As respostas dessas perguntas dizem muito a respeito do tipo de liderança e qualidade da comunicação para esses públicos.
Para saber mais sobre engajamento, segue a matéria realizada pela Revista Melhor:
Até a próxima (nosso último post!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário