Olá, Líderes!
Hoje vamos comentar um case de sucesso da Siemens, maior companhia de produtos eletrônicos do mundo.
Tudo começou em 2007, quando, seguindo uma tendência de mercado, a Siemens desenvolveu uma série de regras anticorrupção chamada de Compliance (cumprir, executar.) Na prática, implica em estar em conformidade com as leis , os regulamentos internos e externos e com os princípios corporativos que garantem as melhores práticas do mercado, o controle de riscos e a integridade da empresa e seus principais públicos.
A comunicação foi feita por meio de todos os veículos disponíveis: folders, folhetos explicativos, intranet, revista e e-mails; mas o que foi considerado o ponto crucial para o sucesso da campanha foi a participação efetiva da liderança para dar credibilidade às informações e conscientizar os colaboradores da importância do Compliance para o mercado.
De acordo com o Sr. Wagner Lotito, gerente de comunicação e marketing da Siemens Brasil “80% do sucesso da comunicação interna depende da comunicação do líder, pois se toda a comunicação interna for bem feita, mas não confirmada pelos líderes, todo o esforço vai por água abaixo”.
Em um primeiro momento, a informação foi passada pelo presidente da empresa, Sr. Adilson Primo em uma reunião com aproximadamente 200 líderes, chamada Talk how metting. Essa reunião era filmada e disponibilizada para todos os colaboradores, que passaram a usar o Compliance por um link na intranet.
Após esse primeiro posicionamento, todos os líderes (cargo de diretoria e gerência) tiveram vários treinamentos de alinhamento de discurso e sobre a ferramenta Compliance para entender a fundo como a empresa funcionaria naquele momento.
Passada essa etapa, cada diretor ou gerente fez uma palestra com o seu quadro de funcionários explicando a importância do Compliance, como seriam cobrados, quais as principais mudanças e como usá-la efetivamente. O sucesso foi tão grande, que a palestra chegou a ser reportada na sede alemã.
Após esse primeiro posicionamento, todos os líderes (cargo de diretoria e gerência) tiveram vários treinamentos de alinhamento de discurso e sobre a ferramenta Compliance para entender a fundo como a empresa funcionaria naquele momento.
Passada essa etapa, cada diretor ou gerente fez uma palestra com o seu quadro de funcionários explicando a importância do Compliance, como seriam cobrados, quais as principais mudanças e como usá-la efetivamente. O sucesso foi tão grande, que a palestra chegou a ser reportada na sede alemã.
Moral da história: liderança e comunicação interna estão totalmente entrelaçadas e essa é uma combinação que traz resultado!
Até a próxima!
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