quarta-feira, 2 de maio de 2012

Saiu na Exame!

Olá líderes!

Nos próximos posts vamos falar um pouquinho mais sobre liderança feminina.


Você sabia que os funcionários consideram seus chefes como a principal via de informação (IABC)?  Portanto, podemos considerar os lídereres como parceiros da Comunicação Interna.

Partindo dessa primícia, é importante conhecer mais sobre perfis de liderança e as características que fazem de uma pessoa um(a) bom(a) líder. Hoje, falaremos de uma matéria da exame ('Mulheres quebram paradigmas antigos, e são melhores líderes que os homens"), pontuamos nossa observação com cores no texto original.

Segue a matéria:

“Os traços de um líder tradicional, geralmente remetidos a um homem, devem ser eliminados”. Com esta afirmação, a pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology, concluiu que as mulheres são consideradas mais eficientes para assumir cargos de lideranças, e elas também sabem levar melhor os relacionamentos profissionais do que os homens. "Em ambientes de negócios, competência e simpatia costumam ter um certo nível de compatibilidade para as mulheres", destaca o coordenador Ashleigh Rosestte.

O levantamento para avaliar o papel das mulheres à frente dos negócios foi feito com mais de 300 estudantes da universidade de Duke, dos Estados Unidos, que analisaram as características de líderes fictícios. Quando compararam as trajetórias de mulheres e homens citados e a razão de seu sucesso, eles se mostraram mais favoráveis à ascensão delas. Eles justificaram dizendo que as mulheres são mais competentes, principalmente por enfrentar os preconceitos da sociedade para assumir funções antes exclusivamente masculinas.
É uma grande vitória feminina; quebrando a barreira do estereótipo de que são muito "sensíveis" para comandar uma negociação,além de ter competência e o merecimento de salários igualitários perante os homens".

 OBS: Essa característica feminina ajuda os funcionários a serem mais produtivos e mais felizes no ambiente de trabalho. Ajuda a gerar boa vontade, o que também pode gerar engajamento. E funcionários altamente engajados têm mais alta probabilidade de também serem funcionários de alta performance (Watson Wyatt's 2008/2009 Work USA Report).

Podemos notar que as mulheres estão se destacando em cargos "de alta chefia" e as qualidades femininas destacadas pela Exame são muito importantes para a Comunicação Interna de qualquer organização.

Lembre-se: simpatia é uma característica importante para todo líder.
Até mais!

      Athena Lima, Beatriz Calache, Elaine Costa, Fernanda Bernardini, Gabriel Conti e Monize Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário